Evento debate a profissionalização do terceiro setor

Encontro ‘As OSC’s e o SPED’ discutiu formas de qualificar a contabilidade das entidades sem fins lucrativos

Nesta sexta-feira, dia 19, aconteceu o evento As OSC’s e o SPED – Suas Obrigações, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. A proposta do encontro foi educar sobre alterações referentes a regras de contabilidade e analisar como o terceiro setor pode se beneficiar de gestões profissionais.

O evento contou com palestrantes como Airton Grazzioli, Curador de Fundações e colunista do Observatório do Terceiro Setor, e José Jayme Moraes Junior, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Em sua palestra, Grazzioli explicou que o terceiro setor vai se beneficiar das melhorias nas ferramentas de monitoramento que ocorrerão recentemente.

“Os órgãos de fiscalização externas estão impulsionando as organizações para que elas adotem um modelo de governança corporativo mais eficiente e com instrumentos mais modernos. Isso interfere para que elas consigam atingir a sua finalidade com maior independência”.

Grazzioli ainda explica que um dos motivos para essa melhoria na fiscalização é referente à maior conscientização sobre a Lei de Acesso à Informação, que permitiu a aproximação entre população e entidades do terceiro setor e completa de forma otimista: “Não me parece que esse caminho tenha volta, acredito que daqui a alguns anos teremos uma evolução na legislação no sentido que as organizações estarão abertas para sociedade civil como um todo, quer seja no manejo de recursos públicos ou privados”.

 

Comente