Projetos sociais

Projetos sociais

No nosso programa de rádio desta quinta (04/05), falamos sobre a importância das organizações do Terceiro Setor para o desenvolvimento do país e sobre os desafios que essas organizações enfrentam para sobreviver.

Você sabia, por exemplo, que muitas empresas com verbas disponíveis para investir em projetos sociais acabam não investindo por não encontrarem entidades totalmente legalizadas? E que muitas instituições sem fins econômicos acreditam estar atuando de forma correta, mas apresentam pendências legais ou contábeis?

Outro dado apresentado ao longo do programa foi que em termos proporcionais com o tamanho da população, o Brasil tem um número de instituições do Terceiro Setor semelhante ao de países de Primeiro Mundo, mas em termos de participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB), estamos ainda à frente apenas de países como Afeganistão e Etiópia.

Os entrevistados do programa foram Simone Rezende, diretora de operações da Associação Beneficente Vivenda da Criança, e Takashi Yamauchi, especialista em Terceiro Setor e responsabilidade social, além de coordenador técnico do APTO – Centro de estudo e difusão do terceiro setor. A propósito, organizações interessadas em saber se sua documentação está em dia, a começar pelo estatuto, podem pedir ajuda gratuita ao APTO pelo e-mail sp@apto.org.br.

O programa também teve a participação por telefone do nosso colunista Marcos Kisil, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Ana Paula Rogers.

Comente