Indígenas no Brasil

Joel Scala, Franklin Valverde, Silmara Cardoso e Claudine Melo

Joel Scala, Franklin Valverde, Silmara Cardoso e Claudine Melo

No nosso programa de rádio desta terça (18/04), falamos sobre a atual situação dos povos indígenas no Brasil.

Qual o tamanho da nossa população indígena? Ela está tendo seus direitos respeitados? Como podemos diminuir os estereótipos em torno desses povos?

Para discutirmos estas questões, recebemos no estúdio Claudine Melo, historiadora especializada em questões étnico-raciais e fundadora da EtnicoEduc, e Silmara Cardoso, professora da rede pública de ensino paulistana nascida na aldeia Guajajara da Barra do Corda, no Maranhão.

O programa também teve as participações, por telefone, da educadora Irene Reis, colunista do Observatório, e do médico infectologista Jean Carlo Gorinchteyn, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que falou sobre o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe.

O programa foi apresentado pelos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde, nosso colunista de Cultura.

3 Comments

  1. Ramon Samaúma
    abr 26, 2017 @ 22:21:17

    Queridos, parabéns pelo programa. Na minha visão, os indígenas não precisam fazer movimento de auto-aceitação como indígenas como acontece com uma grande parte dos negros pois eles tem outra cultura. Eu sou guarani, estudei na cidade mas no meu espaço de relações todos sabem que sou guarani. Quanto ao que foi comentado a respeito do nome índios, tem outros estudos mais antigos que ligam este nome à espiritualidade (não religião) que significa In-Dios. Fraterno abraço. Ramon Samaúma

    Reply

  2. Ramon Samaúma
    abr 26, 2017 @ 22:55:57

    Que música e essa que cantou ao final? Tem no youtube? Araruna anarê

    Reply

    • Redação Observatório
      abr 27, 2017 @ 11:00:33

      Olá, Ramon,
      Ficamos felizes que tenha gostado do programa! E é muito bom que você diga às pessoas que é guarani. Com certeza, isso já ajudou muita gente a enxergar os povos indígenas de outra maneira.
      Quanto à música, está disponível no Youtube, sim. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=t4hoI8n-hPo.
      Abraço.

      Reply

Comente