O que o hospital me ensina

Hospital é esse lugar do qual queremos passar longe, mas é também o lugar para onde corremos quando o bicho pega nossa saúde. Até 1988, era assim que me relacionava com essa instituição, mas, a partir da hora em que comecei a trabalhar 3 vezes por semana no papel de besteirologista – o palhaço que finge que é médico, para crianças que fingem que acreditam – meu olhar e experiência trouxeram um outro ponto de vista: um lugar onde a gente tem a oportunidade de entender o que é realmente essencial, importante e sustentável.

Há uns 20 anos atrás, o hospital em que eu trabalhava estava em reforma e, para entrar na U.T.I pediátrica, precisei passar pela U.T.I adulta; procurei passar rapidamente, mas um senhor me olhou de um jeito que dizia “pode interagir comigo que eu vou gostar”; segui meu instinto e tivemos um breve check-up besteirológico. Ao final, ele me falou: “Se eu sair dessa, vou viver minha vida de uma maneira completamente diferente”, e respondi: “Não tenho dúvida! Quero te ver bem e fora daqui! Boa jornada!”

Aquela visita ficou comigo, circulando no meu sistema como um pernilongo me acordando a madrugada inteira, até que se transformou numa pergunta: será que precisamos nos trazer a um ponto de colapso, de parada total para então agir de maneira diferente? Não podemos fazer essa escolha na plenitude de nossa saúde?

Mais do que trazer respostas, minha função é brincar com as perguntas.

O fato é: tirando uma radiografia do mundo de hoje, vemos claramente que ele reflete como nos tratamos: mal. E isso é insustentável. O bom é: dá para desaprender tudo isso. Com simplicidade! O primeiro passo é começar com a respiração consciente, para entender o estado de atenção pleno, também conhecido como Mindfulness. Meditação, Yoga, Empatia, Altruísmo são todas práticas que ampliam nossa consciência e nosso campo de ação afirmativa em direção à resolução de dilemas e conflitos. A inconsciência nos apequena. O viver sustentável nos ajuda a passar pela crise sem entrar em colapso total.

Palavra de Besteirologista!

Wellington Nogueira

Wellington Nogueira

Palhaço, Empreendedor Social Fundador dos Doutores da Alegria.

Comente