Não é momento de desistir!

Durante a maior parte da minha vida, tenho tentado ajudar pessoas, ajudar o país. Seja com meu trabalho como oficial da Força Aérea, piloto de combate, piloto de provas, engenheiro ou astronauta, eu sempre coloquei a minha vida à disposição da nação, literalmente.

Depois da minha primeira missão espacial, continuei a fazer exatamente o que eu acredito, como astronauta, como palestrante, como empresário, como embaixador da ONU e como presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, sempre tentando promover a educação no Brasil e ajudar, simplesmente ajudar. Mesmo quando alguns inventavam e falavam um monte de bobagens sobre mim, dizendo que eu havia abandonado o Programa Espacial porque para cumprir a lei militar tive que ser transferido para a reserva logo depois do voo espacial, eu continuei a cumprir a minha missão como astronauta aqui em Houston e lutar pelo que acredito aí no Brasil. Até hoje tem gente completamente alienada da verdade que continua a acreditar nas bobagens inventadas sobre mim naquela época, em 2006, há quase 10 anos.

Mas, mesmo assim, eu continuei a manter essa bandeira que carrego no peito do meu macacão e continuei a acreditar no meu país. O que os críticos falavam não mudou a maneira que eu sou, apenas mudou o que eu pensava sobre cada um deles.

Da mesma forma, hoje, com tanta coisa errada acontecendo no nosso país, é muito fácil partir para a crítica vazia e perder a esperança. Mas é importante continuar a acreditar, não na capacidade ou na boa vontade das autoridades, mas sim acreditar na nação chamada Brasil, que é, principalmente, composta pelo povo chamado de BRASILEIRO.

Eu sei que algumas vezes, alguns dias, é difícil levantar e dizer “eu vou fazer alguma coisa para mudar tudo isso”. Tem dias que estamos chateados. Tem dias que nem queremos sair da cama, pensando que tudo aquilo que fizemos até agora serviu para nada, que foi tudo inútil.

Mas o que eu te digo é que, na verdade, tudo o que você fez com o coração positivo ajudou sim!

Cada dia que você vive, cada coisa que você constrói pelo país é como um pequeno tijolo em uma grande construção. Você pode não ver sua importância como um simples tijolo, mas ele pode ser essencial para sustentar as paredes da construção.

Hoje o Brasil está mergulhado em uma crise terrível. Hoje não é o dia de desistir. Hoje não é o dia de enfiar a cabeça na areia achando ou esperando que alguém faça a sua parte. Hoje é o dia de fazer valer o que você tem dentro de você e que chamamos “brio”. Hoje é o dia de você mostrar que é realmente brasileiro e fazer a sua parte.

Eu tenho ficado quieto durante bastante tempo a respeito de tudo isso, de tantos absurdos que vemos acontecer no país e, antes que alguém fale ou pergunte, eu não sou político, não sou filiado a nenhum partido e não sou candidato a nada em 2016. Sou apenas um brasileiro como a maioria de vocês que leem este artigo neste momento e entendem completamente o que estou querendo dizer com tudo isso. O nosso silêncio não ajuda em nada, apenas permite que o inimigo fale mais alto.

A vida não é fácil, assim como o dia a dia de um país. Às vezes temos bons momentos, outras temos dificuldades, obstáculos, desafios que parecem impossíveis à primeira vista. Sim, a vida não é fácil, mas o fato é que ela é feita exatamente de tudo isso. Cada uma dessas coisas é o que constrói o que somos; é o constrói um país. E cada um de nós é muito especial!

Então, em vez de acordar pensando que tudo está errado e que nada pode ser feito, escolha levantar da cama com vontade de mudar, pensando que tudo vai dar certo no final, que você é importante para fazer a diferença!

Há pouco tivemos a comemoração do dia da independência do país. Vamos extrapolar um pouco o conceito e pensar na SUA independência.

Você pode ser jovem e ter mais 100 anos de vida, ou ser velho e ter apenas alguns dias, tanto faz. O fato é que você só tem HOJE para fazer valer o resto da sua vida, para mudar o seu futuro, para não se arrepender da sua trajetória, para não passar esses anos sobre a Terra em “branco” e, depois próximo de partir, lamentar por não ter deixado nada de útil como legado!

Hoje é o dia da sua independência do passado, das suas falhas e medos. Hoje é o seu dia!

Hoje é o dia das suas ações e ideias fazerem a diferença no sucesso de muita gente lá na frente!

Nós não temos bons exemplos no Brasil. Na verdade temos péssimos exemplos sempre colocados em evidência pela mídia do país. Isso é verdade, mas não se deixe influenciar por isso. Você é muito melhor que eles, você pode ser o exemplo bom a ser seguido. Faça o certo, dê o exemplo, e comece assim a mudar o país.

Não importa o que você faz, onde você mora, se você é rico ou pobre, preto ou branco, não importa nada disso. A única coisa que importa é o que VOCÊ É aí dentro, as suas ideias, o seu desejo de ser bom, de fazer a diferença positivamente. Importa o fato de você ser BRASILEIRO de verdade!

Você pode pensar: “Mas o que eu posso fazer sozinho? Eu não tenho poder, ou não sou político, eu não tenho dinheiro…”

Meu amigo… você TEM PODER sim! Você tem dentro de você TODO o poder para mudar a sua vida, para mudar, através do seu exemplo, a comunidade ao seu redor, para mudar a sua cidade, para mudar o seu país, para mudar o seu planeta! Basta que você acredite realmente e mude seu comportamento para refletir isso: o poder que você tem dentro de você. Eu poderia escrever um livro de 1000 páginas repetindo isso, ou falar 10 horas no seu ouvido tentando convencê-lo, mas o gigante dentro de você só pode ser despertado por você mesmo!

Você não depende de um governo, ou de um partido, ou de um grupo de pessoas. Você só depende… DE VOCÊ!

Não é momento de desistir. Faça a SUA diferença!

Marcos Pontes

Marcos Pontes

Marcos Pontes é engenheiro aeronáutico (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - 1993) e mestre em Engenharia de Sistemas (US Naval Postgraduate School - 1998). Selecionado pela NASA/AEB em 1998 (turma 17 de astronautas NASA), o astronauta Marcos Pontes possui 25 anos de experiência na Força Aérea, trabalhando como piloto de caça, piloto de testes, especialista em segurança de voo e engenheiro em importantes projetos de tecnologia e operações militares. Foi transferido para a reserva militar em 2006 no posto de tenente coronel e continua até os dias de hoje trabalhando como astronauta (carreira civil) para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. É o primeiro astronauta brasileiro, primeiro astronauta profissional de nacionalidade única de um país do Hemisfério Sul e primeiro astronauta lusófono. Pontes foi o segundo de sua turma de astronautas da NASA (32 membros) a realizar um voo espacial. Em 2006, realizou sua primeira missão espacial para a Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8, juntamente com o cosmonauta Pavel Vinogradov e o astronauta Jeffrey Williams. Atualmente, além de eu trabalho junto ao Programa Espacial e enquanto aguarda escalação para seu segundo voo espacial, Pontes atua como CEO da MP Engenharia, uma empresa de P&D, como palestrante profissional, como coach especialista em desempenho pessoal e profissional, como pesquisador convidado do Instituto de Estudos Avançados da USP-SC e como diretor técnico espacial do Instituto Nacional Para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico. É o embaixador mundial da Worldskills International para o Ensino Profissionalizante, embaixador no Brasil da First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), embaixador da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, uma organização sem fins lucrativos para a promoção da educação, da ciência e da tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento sustentável no planeta. Marcos Pontes tem 3 livros publicados e recebeu um grande número de medalhas e condecorações pelo seu trabalho pela educação, ciência, tecnologia e desenvolvimento social no Brasil e em outros países, incluindo a denominação de um asteroide com seu nome, o Asteroide 38245 Marcos Pontes.

Comente