Um convite para discutir a democracia na cidade

Querido leitor, querida leitora,

A partir da semana que vem eu vou colaborar com o portal do Observatório do 3º Setor com a coluna ‘Democracia na Cidade’, abordando temas relativos à gestão de cidades no Brasil e no mundo.

O foco desse espaço será explorar reflexões críticas acerca de como as cidades vêm se desenvolvendo, como elas estão construindo e gerindo suas políticas públicas, se estão ou não ampliando a participação popular, garantindo qualidade de vida, e como estão trabalhando para reduzir as desigualdades.

Os textos abordarão sempre questões relacionadas aos municípios, incluindo debates sobre mudanças de legislação, orçamento e planejamento urbano, bem como também análises de dados e indicadores.

As cidades têm se tornado cada vez mais um elemento central no debate sobre a vida em sociedade, bem-estar e cidadania. Atualmente mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, e segundo a ONU mais de 70% do planeta viverá em cidades até 2050. No Brasil, 85% da população vive em meio urbano, e a tendência é esse número continuar crescendo.

Dessa forma, refletir sobre a Cidade se faz mais do que fundamental, mormente no atual contexto global de dificuldades fiscais, crise da democracia e descrédito das instituições públicas.

Assim, o objetivo desse espaço é aprofundar o debate sobre as perspectivas e desafios das cidades no século XXI.

Espero que vocês que acompanham este importante portal gostem da ideia, e possam acompanhar um pouco da reflexão sobre o lugar onde vivemos e a cidade que queremos.

Forte abraço e até a semana que vem!

Américo Sampaio

Américo Sampaio

Sociólogo e membro da direção da Escola de Governo.

Comente