Lista: conheça ONGs de 10 causas sociais diferentes

Em todo o Brasil, existem entidades em busca de apoio para desenvolverem seus trabalhos em áreas como educação, combate à violência e inclusão; escolha qual ajudar

Eu-me-importo-home
Por Josilene Rocha, com colaboração de Nathalia Oliveira e Rafael Menezes

O Brasil possui quase 300 mil organizações da sociedade civil (OSCs). São entidades sem fins lucrativos que, muitas vezes, desenvolvem trabalhos fundamentais para grupos vulneráveis da nossa sociedade, como crianças vítimas de abusos, mulheres que sofrem violência doméstica, refugiados e pessoas em situação de rua.

São também organizações que dependem da participação das comunidades que elas atendem para sobreviverem. Afinal, mesmo sem fins lucrativos, elas têm uma série de demandas e gastos, e precisam de força de trabalho e recursos financeiros. Por isso, o Observatório do Terceiro Setor elaborou uma lista com entidades de diversas partes do Brasil que se dedicam aos 10 temas divulgados ao longo da nossa campanha ‘Eu me importo’.

Veja com qual causa e organização você mais se identifica e colabore. Pode ser com trabalho voluntário, doações ou mesmo com a divulgação da causa, para que mais pessoas sejam conscientizadas em relação a ela.

E se você conhecer ou atuar em uma OSC que não está lista, coloque nos comentários do post, para que mais pessoas saibam que ela existe!

REFUGIADOS

Eu-me-importo-refugiadosAgência da ONU para Refugiados (ACNUR)
Atuação: mundial
Site no Brasil: http://www.acnur.org/t3/portugues/
O que faz: conduz e coordena ações internacionais para proteção dos refugiados e a busca por soluções duradouras para seus problemas. Fornece abrigo, água potável e assistência médica vital a refugiados e deslocados internos em diversos países do mundo.

Associação de Assistência a Refugiados no Brasil (OASIS)
Atuação: São Paulo
Site: http://oasis-solidario.com.br/website/
O que faz: presta auxílio para solicitantes de refúgio; promove eventos que mantêm os refugiados (principalmente árabes) em contato com elementos de suas culturas; oferece aulas de português e promove o apadrinhamento familiar, que aproxima famílias brasileiras e famílias de imigrantes.

Cáritas Brasileira
Atuação: São Paulo e Rio de Janeiro (para questão dos refugiados. Para outras, a atuação se estende para outros estados)
Site: http://caritas.org.br/
O que faz: oferece acolhimento; orientação jurídica, acompanhamento das solicitações de refúgio e encaminhamentos para instituições afins; atendimento psicológico individual e em grupo; curso de português; e orientação e encaminhamentos nas áreas de trabalho, educação, saúde, documentação, capacitação profissional, cultura e lazer e geração de renda. É parceira da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Instituto de Reintegração do Refugiado (ADUS)
Atuação: São Paulo
Site: http://www.adus.org.br/
O que faz: oferece cursos de português, qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e campanhas para conscientizar a sociedade sobre a importância de acolher os refugiados.

CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO

Eu-me-importo-(abusocriancas)Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca)
Atuação: sede fica na Bahia, mas tem atuação nacional
Site: http://www.cedeca.org.br/
O que faz: atua na proteção de crianças e adolescentes em situações como violências sexuais, crimes de homicídio, violência física e violação dos direitos. Orienta e fornece apoio às vítimas e seus familiares através do atendimento psicossocial e jurídico. Também promove ações de sensibilização e mobilização em torno da questão da violência contra as crianças.

Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI)
Atuação: região do ABCD, em São Paulo
Site: http://crami.org.br/
O que faz: oferece atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual) e desenvolve ações preventivas, como campanhas.

Childhood Brasil
Atuação: sede fica em São Paulo, mas tem atuação nacional
Site: http://www.childhood.org.br/
O que faz: atua em parceria com governos, empresas e organizações da sociedade civil para discutir pautas ligadas à proteção da infância e adolescência no país, principalmente em relação à violência sexual. O site traz também várias dicas de como agir após descobrir que uma criança está sofrendo abusos.

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Eu-me-importo- pessoas em situação de ruaAnjos da Noite
Atuação: São Paulo – SP
Site: http://www.anjosdanoite.org.br/
O que faz: oferece cerca de 800 refeições por semana para pessoas em situação de rua, que vivem no centro da cidade. Além disso, quando as temperaturas caem, arrecada cobertores e os distribui.

Associação Beneficente São Martinho
Atuação: Rio de Janeiro – RJ
Site: http://saomartinho.org.br/saomartinho/
O que faz: atende crianças e jovens em situação de rua ou que moram nas ocupações no Centro do município. Oferece desde espaço para as crianças tomarem banho, escovarem os dentes e trocarem de roupa, até café da manhã ou lanche e atividades culturais e esportivas. Também levanta histórico dos atendidos para tentar reverter situação.

Aurora da Rua
Atuação: Salvador – BA
Site: http://aurora.asasalvador.org.br/
O que faz: o Aurora da Rua é um jornal escrito e vendido por pessoas em situação de rua, que serve de fonte de renda para essa população e de ferramenta para reinserção social.

Banco da Providência
Atuação: Rio de Janeiro
Site: http://www.bancodaprovidencia.org.br/
O que faz: atua no combate ao ciclo da pobreza, oferecendo acolhida em regime de moradia provisória para homens em situação de rua e o Curso de Formação para o Mundo do Trabalho. Tem projetos voltados também para outras pessoas em situação de vulnerabilidade social, como egressos do sistema penitenciário.

Bem da Madrugada
Atuação: São Paulo – SP
Site: http://bemdamadrugada.org/
O que faz: entrega, durante a noite, kits com água, comida, artigos de higiene e roupas para pessoas em situação de rua. Em épocas mais frias do ano, também promove campanhas para arrecadar cobertores.

MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Eu-me-importo-(violenciamulheres)Casa da Mulher Catarina
Atuação: sede em Florianópolis – SC
Site: http://www.casadamulhercatarina.com.br/
O que faz: realiza debates, cursos, oficinas e seminários relacionados a temas como poder e política, combate ao racismo, direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Mais Marias
Atuação: Curitiba – PR
Site: http://www.maismarias.com/
O que faz: realiza palestras gratuitas sobre a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher, e oferece assistência jurídica e psicológica a mulheres vítimas de violência, através de convênios com universidades de Curitiba.

Organização Social de Saúde Casa de Isabel
Atuação: São Paulo – SP
Site: http://www.casadeisabel.org.br/
O que faz: oferece atendimento psicológico e jurídico para vítimas de violência doméstica ou pessoas em situação de risco. Ajuda especialmente moradoras da Zona Leste de São Paulo. Tem trabalhos voltados também para crianças e adolescentes.

CRIANÇAS DESAPARECIDAS

Eu-me-importo-(criancasdesaparecidas2)Desaparecidos do Brasil
Atuação: sede fica em SC, mas realiza trabalho em todo o país
Site: http://www.desaparecidosdobrasil.org
O que faz: Trabalha para o avanço da conscientização da sociedade, a prevenção dos casos de desaparecimento, ajuda psicológica às famílias, orientação e ajuda nas buscas dos desaparecidos, além do registro e divulgação dos casos através das comunidades e sites relacionados.

Gente buscando Gente
Atuação: sede em MG, mas realiza trabalho em todo o país
Site: http://www.gentebuscandogente.org.br/
O que faz: Presta auxílio a todos que buscam parentes que desapareceram, seus serviços visam à proteção da família, da infância, da adolescência e da velhice e ainda das pessoas que vivem em situação de rua.

Mães da Sé
Atuação: sede fica em SP, mas realiza trabalho em todo o país
Site: http://www.maesdase.org.br/
O que faz: Atualmente, atende a demanda de familiares e amigos de pessoas desaparecidas em todo o país, independentemente da faixa etária, através do cadastramento do desaparecimento no site.

ANIMAIS ABANDONADOS

Banner-Eu-me-importo-(animais)Arca Brasil
Atuação: sede em SP, mas realiza trabalho em todo o país
Site: http://www.arcabrasil.org.br/
O que faz: Através de projetos sociais, a ONG defende os direitos dos animais, possui sistema de cadastramento de animais abandonados, luta contra animais em cativeiro e também contra a caça e ao tráfico, entre outras causas.

Cães sem dono
Atuação: sede em SP
Site: http://www.caosemdono.com.br/
O que faz: Atualmente a ONG mantem 2 abrigos, também conhecidos como “Lar Transitório”, com mais de 210 animais, realizam projetos de incentivo a adoção e de apadrinhamento.

Vira-lata é dez
Atuação: sede no RJ
Site: http://viralataedez.com.br/
O que faz: A ONG Busca promover campanhas de castração e programas educativos que visam à conscientização quanto à posse responsável; conhecimentos e esclarecimentos no tratamento e respeito aos animais.

CRIANÇAS FORA DA ESCOLA

Eu-me-importo-(criancasforadaescola)3Associação Vagalume
Atuação: sede em SP, mas atende todas as áreas da floresta amazônica brasileira (estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e São Paulo)
Site: http://www.vagalume.org.br/
O que faz: Desenvolve projetos de educação e cultura, estimulando a leitura, a escrita e a oralidade de crianças e adultos da região, promovendo o intercâmbio das comunidades.

Fundação Abrinq
Atuação: sede em SP, mas realiza trabalho em todo o país
Site: http://www.fundabrinq.org.br/
O que faz: A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos criou uma Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Todos pela Educação
Atuação: sede em SP, mas realiza trabalho em todo o país
Site: http://www.todospelaeducacao.org.br/
O que faz: Tem como objetivo ajudar a melhorar as condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, a ampliação de recursos investidos na Educação Básica e a melhora da gestão desses recursos.

IDOSOS

Eu-me-importo-(idosos)Associação Brasileira de Apoio à Terceira Idade (ABRATI)
Atuação: São Paulo
Site: abratisp.org
O que faz: Mantém um espaço de convivência com cursos e atividades para o público da terceira idade. Mais de 250 pessoas são beneficiadas com aulas de Informática, Inglês, Português e Yoga. Os alunos também aprendem técnicas de utilização de smartphones e tablets.

Instituto Vivendo de Desenvolvimento Integral da Terceira Idade
Atuação: Rio de Janeiro
Site: vivendo.org.br
O que faz: Desde 1999, o VIVENDO desenvolve ações educativas para pessoas acima de 50 anos, oferecendo aulas práticas e teóricas de música, dança, informática básica e ativação da memória. A associação também promove oficinas sobre cidadania, sexualidade, trabalho e violência.

Lar dos Idosos São Vicente de Paulo
Atuação: Mato Grosso
Site: larsaovicente.org
O que faz: Formado por uma equipe de cuidadores, técnicas de enfermagem e enfermeiras, presta assistência e proteção a sessenta idosos carentes residentes, que contam com serviços de higiene pessoal, prescrição médica e exercícios físicos.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Eu-me-importo-(pessoascomdeficiencia)Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
Atuação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina
Site: aacd.org.br
O que faz: Responsável por 12 centros de reabilitação e uma unidade hospitalar de cirurgia ortopédica, a AACD está presente em sete estados e atende mais de 250 mil pessoas com deficiência física. A entidade oferece serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia e outros.

Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi)
Atuação: São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Goiás.
Site: fenapestalozzi.org.br
O que faz: Oferece cursos de qualificação profissional e oficinas pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual, além de prestar assessoria para empresas interessadas em adotar uma cultura inclusiva e promover cursos, palestras e debates sobre o tema.

Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual
Atuação: São Paulo
Site: laramara.org.br
O que faz: Oferece serviços de proteção social, assessoramento, defesa e garantia de direitos para pessoas com deficiência visual e suas famílias. A associação também capacita os deficientes visuais para o mercado de trabalho, com cursos de Informática, Massagem, Telemarketing e outros.

DIREITOS HUMANOS

Eu-me-importo-(direitoshumanos)2Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP)
Atuação: Acre
Site: cddhep.org
O que faz: Auxilia na defesa e promoção dos Direitos Humanos, nas esferas econômicas, sociais, culturais, ambientais e políticas, buscando uma sociedade justa, equânime e democrática e promovendo o respeito às pluralidades de classe, gênero e etnia.

Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC)
Atuação: Pernambuco
Página: facebook.com/cendhec.ong
O que faz: Defende e promove os Direitos Humanos, em especial de crianças, adolescentes, moradoras e moradores de assentamentos populares e grupos socialmente excluídos, contribuindo para a transformação social, rumo a uma sociedade democrática.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Atuação: São Paulo
Site: www.idec.org.br
O que faz: Representa os interesses dos consumidores em comitês, comissões e câmaras técnicas, promovendo a educação, a conscientização, a defesa dos direitos e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica.

One Comment

  1. Entenda a campanha 'Eu me importo' - Observatório do 3° Setor
    mar 02, 2017 @ 15:18:00

    […] após a divulgação das imagens, o Observatório produziu uma lista com diferentes organizações de todo o Brasil que atuam com as causas citadas ao longo da […]

    Reply

Comente