Brasil já tem cerca de 400 mil Organizações da Sociedade Civil

Dado é de um levantamento do Ipea, disponível no novo Portal OSCs

Brasil já tem cerca de 400 mil Organizações da Sociedade Civil
Em março, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o novo Portal OSCs, um site com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil atualizado, uma série de indicadores e um espaço para divulgação de editais abertos, entre outras informações.

Entre as novidades apresentadas pela nova edição do Mapa das OSCs estão o fato de o Brasil já ter cerca de 400 mil entidades sem fins lucrativos e de o Terceiro Setor ser responsável hoje por pelo menos 2,2 milhões de empregos formais em todo o Brasil, sendo que mais de 1,3 milhão de empregos estão só na região Sudeste.

O Mapa também mostra que, comparado ao número de instituições no país, apenas uma pequena parcela se beneficia de parcerias com o Governo Federal. 20,7 mil organizações mantêm esse tipo de parceria.

O site permite, ainda, ver quantas OSCs há em cada estado e no Distrito Federal; fazer buscas por nome da organização, município, estado ou região; e encontrar informações básicas sobre essas entidades, como endereço, ano de fundação e área de atuação.

Para o levantamento, foram consideradas associações privadas, organizações religiosas, fundações privadas e organizações sociais.

Para acessar o Portal OSCs, clique aqui.

Comente